18 de agosto de 2014

Conferência eSocial é realizada em Blumenau

 Blumenau sediou na última tarde de sexta-feira (15) a Conferência eSocial. O encontro contou com palestras sobre o projeto e reuniu cerca de 120 pessoas no auditório do Senac, entre empresários e profissionais contábeis.

Um dos palestrantes foi o auditor fiscal do Ministério do Trabalho Rogério Rangel, que destacou o objetivo do evento: "trazer informações de como vai funcionar e desmitificar esse bicho de sete cabeças que é o eSocial".

O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de SC (CRC/SC), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Representando o presidente do Sescon Blumenau, o vice-presidente Nelson José Mohr abriu a conferência agradecendo a participação dos presentes. Em seguida, o delegado da Receita Federal, Jaime Börger, garantiu que "o eSocial não é um bicho papão e deve ser um facilitador no dia a dia dos contadores".

No encontro, Rangel iniciou falando sobre os motivos e objetivos da implantação do eSocial, além de como ele deve facilitar o trabalho tanto dos contadores quanto dos auditores da Receita Federal. De acordo com Rangel, os principais benefícios que o projeto devem trazer são: facilidade para garantir os direitos do trabalhador, simplicidade para o cumprimento das obrigações pelo empregador e aumento na qualidade de informações do estado.

O auditor fiscal da Receita Federal Eduardo Tanaka explicou como deve funcionar o processo de transmissão de dados para o eSocial. Para enviar as informações as empresas podem utilizar de um sistema integrado ou portal do eSocial na internet.
Simone da Costa, do Inss, falou sobre qualificação cadastral, processo que deve ser feito antes do envio das informações ao eSocial.

Blumenau foi a quinta cidade a receber a Conferência. Até outubro, outros 16 municípios devem ser recepcionados pelo encontro. O evento faz parte do Projeto Educação Continuada.

Já prorrogado algumas vezes, a previsão para que o projeto do Governo Federal entre em vigor é setembro de 2015. A partir de então, todas as informações que precisam ser transmitidas à Receita Federal, Previdência Social, Ministério do Trabalho e Caixa Econômica Federal passam a ser enviadas ao sistema integrado do eSocial.

 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos