6 de outubro de 2014

Sescon Blumenau presente no VI Seminário de Gestão Jurídica e Legal da Fenacon

O papel do contador é fundamental na luta contra a corrupção. Este foi um dos pontos levantados pelo ​vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ​ministro ​​Gilson Dipp​, durante o VI Seminário de Gestão Jurídica e Legal da Fenacon​, ocorrido no início de setembro.​

​Dipp abriu o evento com a palestra "Lei Anticorrupção sob a Ótica do Poder Judiciário".

​O presidente do Sescon, Jefferson Pitz​, participou do evento junto com a assessora jurídica Leila Piske​. O​ ​seminário ocorreu em Brasília entre os dias 4 e 5 de setembro​.

​O​ ministro Gilson Dipp abordou a promulgação das leis 12.683/12, referente a Lavagem de Dinheiro, e 12.846/13,​ conhecida como​ Lei ​A​nti-​C​orrupção.

A Lei Anti-corrupção (12.846/13) é aplicada nos casos de corrupção praticados por pessoas jurídicas contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e complementa os dispositivos da Lei contra Lavagem de Dinheiro (12.683/12).

​A assessora jurídica Leila Piske​ destaca que​ as leis visam fomentar a implantação de boas práticas de gestão corporativa, além de aumentar a credibilidade econômica do país.

 ​"O ministro ​Gilson Dipp​ deixou claro que​ os operadores de contabilidade t​ê​m um papel fundamental ao se tratar da aplicabilidade à Lei, garantindo a conformidade com as legislações e regulamentações​. Por isso os profissionais da área precisam ficar atentos quanto à sua aplicabilidade​​"​.

Piske ainda complementa a importância da relação entre o contador e o empresário:

"Por conta dos novos dispositivos, as empresas deverão manter uma relação clara e transparente com o seu contador, para que ninguém seja prejudicado. As informações repassadas pelo contador ao fisco, representam com fidedignidade, as operações realizadas pelas organizações. A transparência destas informações será o ponto de apoio para que as organizações evitem autuações por conta da aplicação dos dispositivos das Leis contra Lavagem de Dinheiro e Anti-corrupção".

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos