8 de janeiro de 2015

Carnês do IPTU começam a ser distribuídos no dia 13 de janeiro em Gaspar

A Prefeitura de Gaspar realizará a distribuição dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) entre os dias 13 de janeiro e 20 de fevereiro de 2015. O imposto pode ser pago à vista com 15% de desconto até 20 de março de 2015 ou parcelado em cinco vezes, no valor integral, com vencimento no dia 20 dos meses de março, maio, julho, setembro e novembro.
A previsão é que, ao todo, 20 mil carnês sejam distribuídos em Gaspar, com expectativa de arrecadar aproximadamente R$6,8 milhões.
Quem não receber o carnê até o dia 20 de fevereiro de 2015 deve retirar o documento no Departamento de Tributação – Praça do Cidadão, localizado na Prefeitura de Gaspar (rua Coronel Aristiliano Ramos, 435, Centro) ou no site da Prefeitura, www.gaspar.sc.gov.br, no banner Serviços Online – Atendimento ao Cidadão. Qualquer informação a respeito dos valores do IPTU poderá ser adquirida junto ao Departamento.
Quem precisar retirar a 2ª via do carnê também pode imprimi-lo no site da Prefeitura, no banner Serviços Online – Atendimento ao cidadão. Para isso, é necessário o número do CPF e do cadastro do IPTU.
O reajuste do IPTU foi atualizado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Este ano, o valor do imposto teve o reajuste de 6,33%, levando em consideração o acumulado de dezembro de 2013 a novembro de 2014.
O IPTU poderá ser pago no Banco do Brasil, Bradesco, Blucredi, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Itaú, Viacredi ou em casas lotéricas.
Isenção e Descontos no IPTU
Existem três situações em que o cidadão é isento de pagar o IPTU ou ganha descontos: aposentados com renda de até dois salários mínimo e com imóvel de até 120 m² de área construída (isenção total); propriedades localizadas em Área de Preservação Permanente (APP) (descontos que podem chegar a 70%) e propriedades de produção agrícola (isenção total). 
Para receber o benefício, é necessário que o proprietário solicite até o dia 20 de março de 2015 a isenção ou o desconto do imposto no Departamento de Tributação – Praça do Cidadão e comprove que se enquadra em uma das três situações. Os documentos necessários para comprovação são:
– aposentados: comprovante de renda e carnê do IPTU do ano corrente;
– propriedades em Área de Preservação Permanente (APP): acervo fotográfico da área preservada, croqui (desenho da área) e carnê do IPTU do ano corrente;
– propriedades de produção agrícola: matrícula atualizada do imóvel, cópia legível do comprovante de residência, cópia legível de nota de produtor rural e inventário do gado atual (obrigatório para áreas de pecuária). Apresentar cópia legível do contrato de arredamento caso possua esse documento.
Mais informações:
Diretora do Departamento de Tributação de Gaspar, Fernanda Horst Colsani: 3331-6385
Fonte: Prefeitura de Gaspar

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos