10 de fevereiro de 2015

BNDES anuncia nova taxa de juros para complementar empréstimos

Regra anterior havia reduzido participação do banco em financiamentos.Taxa permite ampliar para até 90% a participação no crédito.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (9) novas opções de financiamento para compra de bens de capital, com taxa de juros fixa a valores mais altos que os praticados pelo banco (juros de mercado) para complementar os financiamentos no Programa de Sustentação do Investimento (PSI).
A taxa, que será atualizada mensalmente, permite ampliar para até 90% a participação de financiamento do BNDES para compra de ônibus e caminhões, informou o BNDES.
O PSI financia com taxas fixas a compra de bens de capital de fabricação nacional. O limite para o financiamento com as taxas do programa é de 50% (para grandes empresas) e de 70% (para empresas menores).
"O cliente, entretanto, pode financiar até 90% do valor, complementando a taxa do PSI com taxas de mercado. A novidade é que o BNDES está oferecendo aos clientes a opção de cobrir a parcela que exceder os 50% ou 70% também com uma taxa fixa, a custo de mercado", disse o banco em nota.
Os valores das taxas fixas para fevereiro são de 17,24% ao ano para micro, pequenas e médias empresas e de 15,74% para demais empresas. Segundo o banco, numa segunda etapa o benefício poderá financiar também outros bens de capital.
Regra anterior
Em dezembro, o BNDES havia anunciado uma revisão de suas políticas de financiamentos para 2015. As taxas de juros subiram a partir de 1º de janeiro e a participação do banco nos projetos foi reduzida. O banco ampliou o uso de taxas de mercado em seus financiamentos, abrindo espaço também para a participação de outras fontes.
Antes da regra, o BNDES podia financiar até 90% do plano de investimento de uma empresa, sendo também 90% a parcela do empréstimo corrigida pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJPL). Com a nova política, os dois percentuais haviam caído para 70%.
Fonte: G1
 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos