28 de fevereiro de 2015

Diretoria do Sescon Blumenau participa do Fórum de Precificação de Serviços Contábeis


O evento nacional conta com o apoio da Fenacon e faz parte das ações da campanha “Mais Valor”

O presidente em exercício do Sescon Blumenau, Nelson José Mohr, e o diretor regional de Indaial, Jessé Cleber de Souza, fazem parte das mais de 80 lideranças do setor contábil de todo o Brasil que participaram do Fórum de Precificação de Serviços Contábeis, evento promovido pelo Sescap-PR, com apoio da Fenacon.
Pioneiro no Paraná, o Fórum aconteceu no Hotel Bourbon, em Curitiba, na quinta e sexta-feira (27), e apresentou as metodologias para precificação de serviços contábeis adotadas por Sescaps e Sescons de diversas regiões do País.
“A precificação é um tema recorrente nas empresas contábeis. Por isso, criamos em 2010 a Copsec – Comissão de Precificação de Serviços Contábeis do Sescap-PR, para discutir amplamente o assunto e desenvolvermos uma metodologia para a precificação justa dos honorários contábeis”, explicou o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke.
De acordo com ele, a participação no Fórum surpreendeu, com a reunião de mais de 80 pessoas, dentre as quais, 18 presidentes de Sescaps e Sescons. “Muitas vezes, somos ‘apegados’ ao que é técnico e não pensamos estrategicamente. A iniciativa vai ajudar o empresário contábil a mudar sua forma de pensar.Tenho a certeza que, se os clientes perceberem essa mudança de postura, vai valorizá-lo e reconhecê-lo mais”, disse.
Para Michel Lopes, diretor regional do Sescap-PR em Cascavel e coordenador da Copsec, o objetivo é de que o tema seja discutido amplamente em todo o Brasil. “Esperamos que este Fórum atinja um patamar nacional, com um evento permanente tratando do tema. É de suma importância que esse assunto chegue a todos os contadores do País, pois é indispensável que todas as empresas definam critérios de precificação de honorários”, analisou.
O presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti, comentou que a fixação de honorários está entre as angústias que envolvem o empresário contábil. “Recentemente, a Fenacon fez uma pesquisa nacional a respeito que revelou que a diversidade de preços entre os mesmos produtos e serviços é impressionante. O Fórum vem trazer ferramentas e soluções para o empresário possa fazer um preço justo com boa lucratividade e competitividade”, falou.
Experiência compartilhada
O Fórum contemplou palestras de representantes dos Sescons de São Paulo, do Rio Grande do Norte, do Pará, do Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha, além do Sescap-PR, que apresentaram os critérios e as metodologias adotadas por suas entidades.
Resultados
O presidente do Sescap-Londrina, Jaime Junior Silva Cardozo, elogiou a iniciativa. “Já vou começar a trabalhar para desenvolver um evento como este também em nossa região. São 850 empresas que pertencem à nossa base de representação e precisam destas informações”, disse Cardozo ao destacar um dos assuntos tratados no Fórum. “Um dos debates mais importantes abordados foi a concorrência. Erramos quando criamos nosso preço baseado na concorrência e não nos nossos custos”, acrescentou.
O presidente da Fenacon na Região Nordeste, Edson Silva, antecipou a criação de uma comissão nacional de precificação de serviços contábeis. “Vamos fazer uma comissão, já solicitada pelo presidente da Fenacon, Mário Berti, para disseminar mais esse tipo de evento, para alertar os empresários sobre a formação de preços, pois somente quando ele se valorizar, a sociedade também o valorizará”, falou.
Nelson José Mohr, presidente em exercício do Sescon-Blumenau, apoia a ideia da comissão nacional e frisa ainda o fortalecimento de grupos regionais para discutirem o tema com mais frequência, já que os custos de prestação de serviços e a percepção de clientes são diferentes dependendo das regiões. “Ainda não possuímos uma metodologia fundamentada, mas o tema é levado para nossa Câmara Setorial, onde discutimos os honorários contábeis. Com certeza vamos estudar a implantação de novas metodologias”, salientou.
Análise de metodologias
Após a apresentação dos cases, o engenheiro de produção e autor dos livros “Guia Prático de Formação de Preços” e “Gerência de Preços”, Roberto Assef, fez uma avaliação das metodologias apresentadas. “Não existe uma metodologia ideal de precificação. O que existe, é a metodologia adequada à cada empresa. Não existe o preço certo, existe a lógica. Se a organização encontrar a equação que une o comprador satisfeito com o preço ideal para a empresa, encontramos a precificação mais adequada”, considerou.
Fonte: Release com informações da assessoria de imprensa do Sescap/PR


————————————————————————————————————————————————————————————
Release do dia 26/02/2015
O presidente em exercício do Sescon Blumenau, Nelson José Mohr, e o diretor regional de Indaial, Jessé Cleber de Souza, fazem parte das 80 lideranças do setor contábil de todo o Brasil se reuniram na noite desta quinta-feira (26) na abertura do Fórum de Precificação de Serviços Contábeis, evento promovido pelo Sescap-PR, com apoio da Fenacon.
Pioneiro no Paraná, o Fórum está acontecendo no Hotel Bourbon, em Curitiba, e continuará nesta sexta-feira (27) com intensa programação de palestras sobre metodologias de precificação adotadas em diversos estados brasileiros.
O coordenador da Comissão de Precificação de Serviços Contábeis do Sescap-PR (Copsec) e diretor regional do sindicato em Cascavel, Michel Vitor Lopes, explicou aos participantes que a Comissão surgiu em 2010, com o propósito de debater e desenvolver uma metodologia de cobrança de honorários contábeis mais adequados. “É a primeira vez que temos um evento específico para discutir a formação de honorários, um dos temas mais importantes dentro das empresas contábeis. Precisamos disseminar esse conhecimento para colhermos os frutos dentro das nossas organizações”, disse Lopes.
Já o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, enfatizou a necessidade de estabelecer parâmetros eficientes e aplicáveis aos honorários para o fortalecimento das empresas de serviços contábeis. “O Fórum é uma das ações da campanha Mais Valor, que integra as atividades programadas para 2015, eleito pelo Sescap-PR como o Ano do Empresário Contábil”, explicou.
Profissional vitorioso
Com a palestra “O profissional vitorioso”, o consultor em qualidade e produtividade, Jairo Martins, abordou de maneira dinâmica e divertida a importância de enfrentar os desafios com otimismo. Desta forma, elencou principais vitórias: sobre a limitação, confronto, engano e escravidão.
Vídeo
A veiculação do vídeo institucional “Tempo” propôs uma reflexão inicial aos participantes sobre o valor das horas de trabalho. “Ele é o bem mais precioso do empresário do setor de serviços contábeis, que sustenta o desenvolvimento das organizações com sua habilidade de analisar, interpretar e aconselhar”, disse o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, fazendo referência à metodologia paranaense de precificação que, dentre outros itens, usa o tempo como fator para definição dos honorários contábeis.
Programação
Nesta sexta-feira (27), a programação do Fórum contemplará palestras de representantes dos Sescons de São Paulo, do Rio Grande do Norte, do Pará, do Rio Grande do Sul e Serra Gaúcha, além do SESCAP-PR, que irão apresentar as metodologias que desenvolveram para o cálculo de honorários contábeis. Após a apresentação dos cases do Sescap-PR e Sescons, o engenheiro de produção e autor dos livros “Guia Prático de Formação de Preços” e “Gerência de Preços”, Roberto Assef, fará uma avaliação das metodologias apresentadas, apontando melhorias.
Participantes
Entre os participantes das cinco regiões e de 15 estados brasileiros, 18 presidentes de Sescaps e Sescons marcaram presença. Também prestigiou a abertura do Fórum, o vice-presidente da Fenacon – Região Sul, Moacir Carbonera.

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos