15 de abril de 2015

A importância da contabilidade para a governança corporativa

Como a governança corporativa pode ser implementada em um escritório contábil e veja ainda qual é a importância da contabilidade para a governança corporativa.
Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a “governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade”.
Na maioria das definições de governança corporativa — como a do IBGC, por exemplo —, é mencionado um sistema de monitoramento que envolve o relacionamento entre os proprietários, os acionistas, o conselho de administração, a diretoria executiva e outros órgãos e agentes de controle, mas a contabilidade também tem um papel importante na governança.
A contabilidade ajuda na manutenção da estrutura que oferece mais controles em relação aos objetivos da empresa, gerando e fornecendo informações financeiras contábeis, assim como acerca dos investidores, credores, instituições financeiras e outros stakeholders. Isso lhes permite que as perspectivas da entidade em termos de entradas e fluxo de caixa sejam avaliadas com mais eficiência, oferecendo mais efetividade à gestão da empresa e ao conselho de administração com o cumprimento das suas responsabilidades.
Qual a importância da contabilidade para a governança corporativa?
A governança corporativa se trata de um modelo de gestão onde é visada a transparência e uma dinâmica de longo prazo que procura a redução de custos. Em casos nos quais os bons princípios da governança corporativa não são respeitados, há uma assimetria informacional que pode resultar na possibilidade de fraudes contábeis, empréstimos questionáveis e evasão fiscal. Por isso a importância da empresa poder contar com um profissional de contabilidade sério, transparente e qualificado, para evitar que esse tipo de problema aconteça.
Devido a ser um assunto de grande amplitude, a governança corporativa tornou-se objeto de estudo em várias áreas, como finanças, contabilidade, economia, administração, direito e etc. Embora a contabilidade seja importantíssima para o estudo da governança corporativa, a contribuição dos acadêmicos de contabilidade ainda é muito pequena em vista do que poderia ser.
O papel da contabilidade dentro da governança corporativa foi definido, então, como sendo o uso de relatórios contábeis na promoção dos mecanismos de governança dentro das empresas — que são os meios por quais os administradores agem de acordo com o interesse dos investidores.
Outro papel importante da contabilidade para a governança corporativa é a criação de contratos de remuneração e incentivos dos executivos. Nesse sentido, os estudos feitos em torno do assunto já estão bem sedimentados.
A informação contábil se trata de um produto da contabilidade corporativa e sistemas de divulgação de relatórios, que procuram divulgar os resultados da empresa para o mercado. Essa divulgação de dados é o que subsidia o controle interno e ainda fornece informações indiretas assimiladas pelo mercado e incorporadas ao preço das ações das organizações.
Fonte: Grupo Sage

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos