27 de abril de 2015

Câmara dos Deputados homenageia profissionais da contabilidade

Sessão solene comemorou Dia do Profissional da Contabilidade. Representantes do CFC e da classe contábil acompanharam homenagem
Com o plenário Ulysses Guimarães lotado, a Câmara dos Deputados homenageou, na sexta-feira (24), os mais de 500 mil profissionais da contabilidade de todo o País. Oficialmente, a data, que em 2015 completa 89 anos no calendário brasileiro, é comemorada no dia 25 de abril, graças aos esforços do senador João Lyra, o patrono da Contabilidade no Brasil. A data representa a luta pela regulamentação da profissão contábil no Brasil, iniciada em 1926 e só conquistada 20 anos depois.
A sessão solene foi presidida pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), que também é profissional da área. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, foi representado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda. Ele lembrou que o Conselho representa uma classe forte, que tem como escopo a transparência do registro de fenômenos financeiros e econômicos do governo e das organizações.
“Somos mais de meio milhão de profissionais. Juntos, formamos um exército profissional com ética e transparência, aliados na preservação do patrimônio público e na busca do combate à corrupção. Esses são alguns eixos onde se concentra a luz do novo fazer contábil”, afirmou, para um plenário lotado de estudantes, profissionais e representantes de entidades do setor.
O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda
O vice-presidente também lembrou as ações do CFC que no sentido de intensificar o diálogo com os poderes constituídos e realizar parcerias com instituições representativas. “Nosso desafio é conscientizar sobre a importância do profissional da contabilidade como aliado do gestor público e como um agente de proteção à sociedade”. Segundo ele, essas iniciativas são importantes para que o trabalho dos profissionais torne-se um instrumento eficaz de controle e orientação útil para o desenvolvimento e progresso do País.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Sandra Batista, também destacou que este é o momento de reforçar a contabilidade como patrimônio e fator de proteção da sociedade. “O profissional da área é moderno, dinâmico, conhecedor das mudanças na legislação e um grande aliado da transparência”, disse, acrescentando que a contabilidade brasileira vive um bom momento. “Por isso, precisamos ser cada vez mais qualificados e a constante atualização é indispensável para o bom exercício profissional”.
O presidente da sessão e autor da iniciativa, deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), lembrou da sua formação em Ciências Contábeis e destacou que os profissionais da contabilidade “têm sido a força auxiliar das empresas e de governos no sentido da transparência e boa gestão”. Na visão dele, a falta desses profissionais pode implicar na ausência de clareza e, portanto, torna-se campo fértil para corrupção.
O deputado leu uma mensagem do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para os profissionais da contabilidade. O presidente da casa afirmou que, para o país ter uma economia forte, é preciso também ter uma contabilidade forte. “Não se conhece o estado sem uma contabilidade transparente”, disse na carta. Já o deputado Edinho Bez (PMDB-SC) destacou que os profissionais são um orgulho para o País.
Participaram da sessão solene o vice-presidente Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso (CRCMT), Silvia Mara Leite Cavalcante; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, José Donizete Valentina; o conselheiro do CFC Miguel Ângelo Martins Lara e representantes da Comissão de Educação Profissional do CFC.
Além dos parlamentares já citados, o deputado José Fogaça (PMDB-RS) também acompanhou a sessão solene. O presidente da Associação Nacional dos Contabilistas do Poder Executivo Federal (Anaconta), Francisco da Chaga Lima; o presidente do Sindiconta-DF, Marcello José Moreira; e o delegado da Delegacia da Receita Federal em Brasília Adalberto Sanches, também marcaram presença.
Ao mesmo tempo, a sessão solene também comemorou os 55 anos de atividade do CRCDF, completados em 30 de março. Na oportunidade, o CRCDF homenageou contabilistas da região que já alcançaram mais de 70 anos.
Fonte:Elton Pacheco / RP1 Comunicação

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos