18 de maio de 2015

“Santa Catarina é um exemplo do Brasil que dá certo”, afirma ministro Joaquim Levy em Florianópolis

Evento foi realizado no Teatro Pedro Ivo, neste sábado, 16. Agora a comitiva segue para Joinville.
A geração de emprego em Santa Catarina e o equilíbrio fiscal das contas públicas do Estado foram alguns dos pontos exaltados pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em visita a Florianópolis neste sábado, 16. O ministro foi recebido pelo governador Raimundo Colombo, pelo vice Eduardo Pinho Moreira e pelo secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, entre outras autoridades. Em Florianópolis, atendeu a imprensa e proferiu palestra aberta ao público. Em seguida, viajou para Joinville para visitar indústrias e conversar com empresários catarinenses ainda neste sábado.
“Estamos passando por um momento de ajuste, um momento de transformação da economia. O mundo todo está mudando e o Brasil também tem que mudar para encontrar o caminho da retomada. Santa Catarina é um exemplo do Brasil que dá certo. Só o trabalho gera riqueza”, destacou o ministro. Em 2014, Santa Catarina foi o maior gerador de empregos no país (53.887 novas vagas), batendo inclusive o estado de São Paulo, segundo dados do Ministério do Trabalho. E o cenário segue favorável no início deste ano. Em fevereiro, o saldo foi de 12.108 novos empregos, novamente o maior volume registrado no mês em todo o Brasil. E pesquisa do IBGE revelou também que o Estado apresentou a menor taxa de desocupação do país no primeiro trimestre de 2015 – Santa Catarina registrou taxa de 3,9% de desocupação, a menor entre todos os estados e bem abaixo da média nacional, que ficou em 7,9%.
Santa Catarina também liderou o ranking de crescimento da arrecadação de ICMS em 2014 entre os estados que mais arrecadam, aumento de 12,2%. E o Estado tem um dos menores níveis de endividamento do país.
O ministro Levy reforçou, ainda, a disposição do governo federal em apoiar o governo catarinense em busca de soluções para desafios na infraestrutura, fator essencial para o desenvolvimento econômico. Citou os portos catarinenses como destaque nacional, reafirmou o compromisso federal de fazer a concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, para a iniciativa privada até 2016, e acrescentou que concessões de rodovias e ferrovias no Estado também não podem ser descartadas.
O governador Raimundo Colombo destacou a importância do diálogo com a sociedade e da transparência das ações a serem tomadas. “É fundamental que o governo se relacione com a sociedade, que argumente sobre suas decisões e permita o contraponto. Essa atitude é emblemática, um passo fundamental para o sucesso do ajuste fiscal e da economia do Brasil. A disposição de Santa Catarina é a da colaboração, estamos fazendo a nossa parte. Estamos tomando nossas medidas internas no sentido de fazer também o nosso ajuste aqui e colaborando com as medidas do governo” afirmou. O governador citou que, como exemplo dessa colaboração, o Governo do Estado assumiu a parte financeira que era federal em obras como a Ponte de Ilhota, no Vale do Itajaí, e a duplicação da SC-403, em Florianópolis.
"Santa Catarina é um Estado pequeno em dimensão, mas gigante em economia. Não somos uma ilha, mas somos o último Estado a entrar na crise e o primeiro a sair. Queremos dizer ao ministro que estamos ao seu lado, empenhados para conseguir transformar a economia brasileira. Se o Brasil vai bem, Santa Catarina vai bem", acrescentou o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni.
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio, lembrou da relevância institucional da presença do ministro da Fazenda em Santa Catarina. “São portas que se abrem para aproximar ainda mais o Governo do Estado e o governo federal. E uma oportunidade para termos um cenário mais claro da economia do Brasil para os próximos meses e próximos anos, para que o Estado e os municípios possam dimensionar de forma correta os seus investimentos, o seu custeio e as ações a serem tomadas”, explicou.
Palestra “Santa Catarina a favor do Brasil”
Para a plateia que lotou o Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, destacou as linhas de ação que o governo federal está adotando para garantir o bom desempenho econômico do país. São medida que passam pelo apoio do Congresso e que, segundo o ministro, precisam também da confiança do setor privado. Alguns pontos, em especial, foram destacados:
Ajuste fiscal
“É imprescindível que se consiga o equilíbrio das contas do governo federal. Em Santa Catarina, uma das razões para o Estado ser campeão na geração de empregos é que as contas públicas estão equilibradas. A confiança fiscal é a coisa mais importante para garantir que alguém tenha coragem de investir no país”, afirmou.
Realinhamento de preços
“Precisamos de preços realistas, saber o que vale cada coisa e quanto custa produzir cada coisa. A realidade de preços é fundamental para o sucesso de um mercado aberto, como temos no Brasil”, explicou. O ministro ressaltou, ainda, a importância de realinhamento abranger também o câmbio, para que o Brasil consiga exportar mais e com maior lucratividade.
Infraestrutura e impostos
O ministro reafirmou a parceria do governo federal para avançar na superação dos desafios de infraestrutura e ressaltou os planos de concessão privada para obras em diferentes frentes. “A infraestrutura é um ponto fundamental para o desenvolvimento, reduzindo também os nossos custos logísticos”. Levy disse, ainda, que o governo estuda uma simplificação dos impostos no Brasil, facilitando a vida dos empresários.
Fonte: Sefaz/SC *Com informações de Alexandre Lenzi (Secretaria de Comunicação de SC)

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos