26 de maio de 2015

Bolo Tributário alertou população contra alta carga tributária

No Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, 25 de maio, aconteceu a 7ª edição do Bolo Tributário em Blumenau (SC), uma campanha de conscientização tributária que este ano destacou o tema ‘corrupção dos recursos públicos’. O evento foi promovido pelo Sescon Blumenau em parceria com as demais entidades empresariais e sindicais patronais de Blumenau e Santa Catarina.
Mesmo com chuva, cerca de duas mil pessoas compareceram na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo para receber gratuitamente as fatias do bolo, que pesou mais de 150kg e foi decorado com os nomes dos tributos existentes no Brasil.
Segundo Jefferson Pitz, presidente do Sescon Blumenau, o tema corrupção chama a atenção do contribuinte para lutar contra um dos fatores que mais contribui com a alta carga tributária. Em contrapartida, dos 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB, o Brasil está no ranking do pior em retorno de serviços públicos de qualidade, segundo pesquisa divulgada em 2014 pelo IBPT.
Ações realizadas
Para conscientizar o contribuinte, neste ano a organização criou a campanha nas redes sociais com a #chegadecorrupção.
A ação contou com dois telões do impostômetro que mostraram a arrecadação de tributos em tempo real, o varal do imposto, distribuição de folder e da revista educativa infantil ilustrada com o personagem Vovô Chopão, que também será entregue para mais de 15 mil crianças em toda a rede municipal de ensino.
Ao meio-dia houve um minuto de paralisação simbólica com objetivo de fazer os governantes refletirem se o setor produtivo parar, as perdas em arrecadação serão imediatas e graves para os cofres públicos. Em seguida, os voluntários soltaram mais de 500 balões pretos, que representou o luto do contribuinte pela corrupção dos recursos públicos.
No local também foi realizada coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular a fim de aprovar a reforma política no Brasil, que já somam quase 700 mil assinaturas segundo o site www.reformapoliticademocratica.org.br .
Clique aqui e confira as fotos do evento!
Release: Assessoria de Imprensa Sescon Blumenau


Fotos: Rogério Pires

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos