19 de junho de 2015

Sescon Blumenau participa da Plenária da Fecontesc em Balneário Camboriú

Ocorreu na sexta-feira(19), a reunião Plenária da Fecontesc, coordenada pelo presidente da entidade Tadeu Oneda e o presidente do Sindicont Litoral Silvio Ribeiro. O presidente em exercício do Sescon Blumenau, Nelson José Mohr, os diretores de legislação e trabalho Mauricio Luiz Silva Tobias e Wilson Krueger, além do diretor financeiro, Alvacir Luiz Bahr,  prestigiaram o evento, junto com outros representantes de mais 22 entidades contábeis, entre eles:  Eugênio Vicenzi (Sescon Santa Catarina); Fernando Baldissera (Sescon Grande Florianópolis) e Adilson Cordeiro (CRCSC).


                                                                                                                    Foto: Divulgação
Com a presença do prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, o Piriquito, foi aberta a plenária da Fecontesc.
Em seu pronunciamento, Piriquito destacou o respeito que nutre pelos profissionais da contabilidade. “Não tomo nenhuma decisão importante sem ouvir antes os contadores do município”, informou. Para ele, esta postura foi fundamental para Balneário Camboriú ter ficado em primeiro lugar no Estado em relação ao cumprimento da Lei da Responsabilidade Fiscal, no que se refere ao teto de 60% para as despesas com o funcionalismo público. O dado consta no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta sexta-feira, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. No cenário nacional, o município ocupa a quarta posição.
Na abertura da plenária, o presidente da Fecontesc pediu um minuto de silêncio em memória de Antônio Carlos Schmitz, o Schimitão, vice-presidente regional Meio Oeste da Federação, falecido nesta semana em Caçador. Foi exibido um pequeno vídeo, mostrando fotos de sua trajetória.
Jucesc apresenta ações para classe contábil
As medidas que vem sendo adotadas pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) para agilizar e modernizar procedimentos foram apresentadas, na plenária da Fecontesc, pelo secretário geral do órgão, Andre Rezende. Denominado Simplifica, o programa pretende tornar a Junta uma referência no país na abertura e fechamento imediato de empresas.
Dentre as ações constam:
90 Minutos – Com foco na abertura de novas empresas em até 90 minutos, com encaminhamento exclusivamente eletrônico e via Capital. Respostas no mesmo dia para propostas protocoladas até 16h30.
Via Azul – Criação de uma etiqueta em cor diferenciada para os casos enquadrados como usuários Via Azul, no caso as empresas com capital aberto ou fechado de R$ 5 milhões ou mais. Um grupo de colaboradores atenderá a demanda de forma prioritária, apresentando sua resposta em um prazo máximo de 48 horas.
Plantão Processual – Já havendo um protocolo, o atendimento é feito por um técnico, tornando as resoluções mais rápidas. O telefone é o de número 3665-5900 e, conforme André Rezende, nos 30 plantões já realizados foram feitos 3 mil atendimentos.
Praça do Empreendedor – a primeira começa a funcionar dia 25 deste mês em Blumenau e tem como objetivo prestar informações aos empresários ou a quem deseja abrir o seu próprio negócio.
Foi apresentado oficialmente, durante a plenária, o profissional que representará a Fecontesc na Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). Escolhido pelo governo do Estado a partir de uma lista tríplice encaminhada pela Federação, o contador Luciano Leite Kovalski, de Florianópolis, terá a função – como vogal – de ajudar os profissionais da contabilidade e seus clientes em suas demandas. Como primeiro suplente, ficou o contador Walmor Mafra, conselheiro do CRCSC e diretor do Sescon Grande Florianópolis.
Operação Concorrência Leal 2
O subcoordenador do GESSIMPLES, Júlio César Narciso, fez uma apresentação sobre Concorrêcia Leal II, esclarecendo dúvidas ainda existentes entre os contadores.
Lançamento Oficial – Procedimento Especial Via Azul
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS, Carlos Alberto Chiodini, e o Presidente da JUCESC André Luiz Bazzo lançaram oficialmente no dia 15/06/2015 o procedimento especial Via Azul. O procedimento trata de uma ação da JUCESC que segue alinhada às metas da SDS visando desburocratizar o serviço público.
Maiores informações poderão ser obtidas através da Portaria n° 36, de 22/05/2015:http://goo.gl/xjHV8B
Na parte final da plenária, o presidente do Sindicont Chapecó, Alcindo Lopes, falou sobre o trabalho que será desenvolvido pelo grupo responsável por elaborar a Referência do Custo Contábil – RCC, do qual é o coordenador.
Já o conselheiro do CFC e coordenador da Comissão Organizadora da XXIX Contesc, Sergio Faraco, falou sobre a organização do evento. Conforme ele, já há mais de 430 profissionais inscritos.
"Foi uma reunião extremamente produtiva", resumiu ao presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, no final do encontro.
Fonte: Fecontesc 
 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos