24 de junho de 2015

Osblu faz prestação de contas ao Sescon Blumenau

O presidente do Observatório Social de Blumenau (Osblu), Leomir Minozzo, fez a prestação de contas da entidade aos associados do Sescon Blumenau, em reunião realizada no dia 23, na sede do sindicato.
Com o objetivo de apresentar as funções, ações e os números do Osblu, o presidente permitiu aos participantes avaliar os resultados conquistados nesses dois anos de existência da entidade como pessoa jurídica. E também mostrou como as políticas públicas e os investimentos estão contemplando a população.
Atualmente o Osblu tem realizado o acompanhamento das licitações do município, trabalhando para melhorar a transparência, a racionalização nos órgãos públicos e a educação social.  Esses trabalhos são apresentados aos cidadãos através de Relatório Quadrimestrais.
Minozzo explicou que os Observatórios não tem nenhum poder legal a mais que um cidadão comum, mas na prática, tem maior conhecimento das leis e dos caminhos para impedir os erros com organização e estrutura. "Com as boas práticas, fiscalizando, monitorando e contribuindo com gestor público, o Osblu representa de forma efetiva  a sociedade organizada no controle social", destaca o presidente.  

Entre as principais atividades, Minozzo ressaltou que 15 ofícios foram enviados à prefeitura, solicitando 29 melhorias na gestão e na transparência pública, sendo que 14 foram atendidos e 15 estão em acompanhamento.
As solicitações atendidas em destaque são:
-Implantação do Diário Oficial Eletrônico para todos os órgãos do município;
-Melhorias no Portal de transparência: a partir de junho foi implantado um novo Portal da Transparência com importantes melhorias, entre elas a publicação de todos os contratos a partir de janeiro 2015;
-Envio à Câmara de Vereadores de 9 projetos de lei de transparência e controle social;
-Visita à Central de Logística e Distribuição da Prefeitura para o controle do cumprimento dos contratos, entregas e pagamentos;
-Participação e acompanhamento do pacote de transparência com 32 metas, sendo que 16 já foram implantadas ;
-Publicar todas as famílias cadastradas que recebem o Bolsa Família.
Indicadores de Gestão Pública de Blumenau
Dentre os 98 municípios que possuem Observatório Social – foco de pesquisa do Observatório Social do Brasil, Blumenau se destaca nos indicadores Receita, Saúde, Segurança e Emprego, segundo a pesquisa de Adriano Strassburger. Em termos de Receitas, Blumenau apresenta o 12º maior valor per capita de cursos transferidos do governo estadual e federal, o que representa 55,43% do total do orçamento. Em outros municípios brasileiros, este índice alcança valor superior a 90%, como é o caso do município baiano de Sapeaçu, onde 92,1% do orçamento provem de verbas federais.
As despesas do município deixam Blumenau como 11º em maior volume per capita de gastos na saúde, e em 12º em Saneamento. Por outro lado, apresenta a 18º menor taxa de mortalidade infantil e o 10º maior índice de médicos a cada mil habitantes.
Voluntários
Os voluntários do Osblu acompanham as licitações e monitoram a compra de materiais, realização de obras e prestação de serviços pelos órgãos públicos. As vagas são limitadas e os interessados em participar devem inscrever-se gratuitamente no portal do Osblu, ou ainda, entrar em contato pelo  administrativo@osblu.org.br ou (47) 3326-1230.
"Já temos oito contadores que fazem parte do Osblu como voluntários e esperamos contar com novos participantes", reforça Minozzo sobre o convite para os profissionais contábeis participarem da palestra gratuita de capacitação para novos voluntários, no dia 30, na sede do Sescon Blumenau, às 18h.   Saiba mais http://goo.gl/p1I2ZX

 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos