7 de julho de 2015

Mudança na declaração do IR gera dúvidas aos profissionais liberais

Os profissionais liberais, como médicos e advogados, estão tendo mais trabalho para acertar as contas com a Receita Federal. Eles precisam informar o CPF e os valores recebidos de cada paciente ou cliente. A ideia é cruzar os dados e evitar fraudes, mas ainda restam muitas dúvidas.
Muita gente ainda está se adequando às novas regras e os contadores estão tendo muito trabalho.
As informações mais detalhadas têm que constar nas declarações de médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de advogados. Quem não declarar pode cair nas garras no Leão e ter que ir à Receita Federal justificar os recibos dos pacientes.
A obrigatoriedade já está valendo desde janeiro. O objetivo da Receita Federal com a medida é diminuir o número de contribuintes que caem na Malha Fina, já que o cruzamento de informações vai confirmar valores pagos e recebidos de ambas as partes.
Um bom exemplo é o da psiquiatra Kátia Mecler, que desde que a medida foi anunciada, correu para adequar todos os pacientes ao novo sistema.
“Essa obrigatoriedade já vinha sendo anunciada, então estou seguindo as regras desde o ano passado. A declaração de 2014 eu fiz com o nome completo do paciente e com o CPF já”, explica
Veja a matéria em vídeo.
G1

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos