12 de julho de 2015

Câmara Setorial de Contabilidade divulga dados sobre honorários contábeis

A coordenação da Câmara Setorial de Contabilidade do Sescon Blumenau apresenta as questões debatidas e as propostas sobre Honorários Contábeis que surgiram após a primeira reunião de 2015, realizada no dia 21 de maio, na sede da entidade.
Para dar continuidade aos trabalhos, está agendada para o dia 07 de agosto, das 08h às 12h, a mesa redonda sobre Honorários Contábeis com a comissão representante da Câmara Setorial , que se formou também no dia 21.
Câmara Setorial: HONORÁRIOS CONTÁBEIS  
“CLIENTE PAGA MAIS QUANDO GERAMOS MAIS SATISFAÇÃO”
Fato: O cliente necessita dos serviços contábeis.
O fisco lança os produtos e serviços, gerando mais trabalho e oportunidades. Então por que a dificuldade em demonstrar os nossos serviços e, consequentemente, efetuar a cobrança dos mesmos?
Possuímos ferramentas tecnológicas e intelectuais, com colaboradores especializados e, mesmo assim, existe e enfrentamos no mercado a dificuldade da valorização do profissional contábil.
Precisamos trocar informações sobre as várias metodologias que hoje nossa atividade utiliza para mensurar os serviços e, com isso, estabelecer uma coerência, transparência e ética na formação de nossos honorários contábeis.
Inicialmente precisamos do comprometimento de nossos colaboradores para que, juntos, consigamos fazer um levantamento por horas trabalhadas por empresa.
Os serviços contábeis estão além dos sistemas administrativos. Nossa mão de obra na apuração de impostos muitas vezes é bem menor do que o tempo gasto com e-mails, ligações, notificações, retrabalhados, pesquisas, acabando por onerar os serviços.
É estimado que as conciliações são executadas na metade do tempo dos lançamentos.  Então, inicialmente precisamos criar um método de apuração manual, com duração de 6 a 12 meses para calcular uma média correta.
Hoje, este custo consegue ser mais preciso, sendo controlado pelo TEMPO DE SERVIÇO, e esta apuração deve ser feita por setor (Fiscal, Pessoal, Contábil e Apoio).
Nossos colaboradores trabalham, em média,  170 horas no mês, sendo que 110 horas são dedicadas aos clientes.
O custo é determinado pelas horas trabalhadas no cliente e outras despesas devem ser rateadas.
O rateio dos custos deve compreender:
*Custo Salarial;
*Rateio Salarial Apoio;
*Rateio Custo Fixo;
*Rateio Custos Variáveis.
Os itens elencados abaixo serão abordados no dia 7 de agosto, na sede do Sescon Blumenau, através de uma mesa redonda, que irá: 
1. Analisar a viabilidade do setor (Riscos, responsabilidades, satisfação e percepção do cliente);
2. Como mensurar a Responsabilidade Técnica;
3. Impactos no colaborador e como vender a ideia dentro do escritório contábil. Argumentação: o levantamento está sendo feito para verificar a real necessidade do setor em aumentar o número de colaboradores;
4. Quantidade de Folhas de Pagamento geradas por colaborador;
5. Sugestões de custo/hora;
6. Análise do sistema de honorários criado pela Bel Contabilidade de Gaspar;
7. Atitudes após o levantamento com clientes que não trazem resultados positivos (adequação progressiva);
8. Orçamentos para clientes novos (utilização da tabela referencial);
9. Qual percentual de lucro a ser aplicado no custo/hora;
10. Resultados quanto ao treinamento nos clientes;
11. Prejuízos das Obrigações Acessórias;
12. Cursos para Sescon Blumenau oferecer, referente a Custos e  Formação de Preços;
13. Onde entra o Valor de Mercado?
14. Excesso de controle pode gerar mais trabalho que benefícios.
Sobre a Câmara Setorial de Contabilidade
As Câmaras Setoriais são integradas por associados pertencentes a um mesmo segmento de atividade econômica representada pela entidade, e tem por objetivo e finalidade o levantamento e o exame permanente de questões de interesse comum da gestão de suas empresas, trocar experiências, além de aperfeiçoar, fortalecer e unir a categoria, e ainda, propor à Diretoria Executiva soluções e gestões pertinentes, através de relatórios e pareceres conclusivos.
Próximas reuniões
Agende-se para participar das próximas reuniões da Câmara Setorial de Contabilidade sobre ‘Revisão dos contratos de prestação de serviços de contábeis’, no dia 20 de agosto; e ‘Riscos da profissão, inadimplência, perdas de clientes‘, que será dia 15 de outubro

Atenciosamente,

Lilian Aparecida Boing
Coordenadora da Câmara Setorial de Contabilidade do Sescon Blumenau

Foto Divulgação
 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos