27 de julho de 2015

Facisc se úne às entidades contábeis na busca de melhorias na implantação do Bloco K


Nelson José Mohr, Jefferson Pitz e Mauricio Tobias estão representando o
Sescon Blumenau no encontro de entidades contábeis e empresariais sobre o Bloco K e ações da Jucesc.
Com a participação do vice-presidente da Facisc, André Gaidzinski, e do advogado tributarista da entidade, Lucas de Assis, aconteceu na quinta-feira (26) à tarde uma reunião sobre o Bloco K, na sede do CRCSC, com a presença de lideranças contábeis de todo o Estado. O encontro foi solicitado pelo diretor da Regional Curitibanos do Sescon Santa Catarina, Jandival Ross, que sentiu a necessidade de aprofundar o debate ao ler o resultado de pesquisas feitas junto a grande empresas. “Boa parte delas ainda tinha dúvidas em relação a implementação do Bloco K”, disse. “Imagina como está a situação entre as pequenas empresas, tributadas pelo sistema de Lucro Presumido?", questionou. Somente estão excluídas do Bloco K empresas enquadradas no Simples Nacional.
Antes da abertura dos debates, o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, fez uma breve apresentação sobre o Bloco K (digitalização do livro de controle da produção e estoque, por meio do qual organizações industriais e atacadistas deverão apresentar seus estoques e sua produção no SPED Fiscal).
O vice-presidente da Facisc observou que as empresas e a classe contábil precisam trabalhar em parceria. “São os contadores que têm condições de apontar os problemas que hoje dificultam a implementação do Bloco K”, disse. Ele se dispôs a levar esse assunto ao conhecimento da bancada catarinense no Congresso Nacional.
Para o presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, um dos problemas é o alto custo dos sistemas oferecidos. Já o presidente licenciado do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz, ressaltou que a nova obrigação exige que as empresas qualifiquem melhor o pessoal da área de controle e invistam mais em tecnologia. “É uma mudança muito grande de cultura”.
Já o presidente do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, observou que o Bloco K precisa ser discutido pelas empresas, pois a informação terá que ser gerada e tratada por elas e não mais nos escritórios de contabilidade.
Ao final, ficou acertado que a Facisc encabeçará um movimento – tendo como base informações repassadas pelas entidades contábeis – visando encontrar a melhor forma de implantar o Bloco K. Entre as opções, está a prorrogação do prazo de início da vigência, hoje previsto para janeiro de 2016, ou a definição de um piso de R$ 78 mil para o enquadramento das empresas afetadas, a exemplo do que é feito no e-Social.
Para o presidente do Sescon SC, Eugênio Vicenzi, esta é uma ótima decisão pois o Bloco K afeta mais a classe empresarial do que a contábil, sendo um assunto bastante complexo.
Também participaram do encontro o presidente do Sescon Blumenau, Nelson Mohr, e o diretor da entidade, Maurício Tobias, bem como o vice-presidente do CRCSC, Marcello Seemann, e o diretor financeiro da Fecontesc, Renato Calda.
Prorrogada vigência da obrigatoriedade do contrato padrão
Foi prorrogada, de 1º de agosto para 15 de setembro, a vigência da obrigatoriedade de contrato padrão (gerados e impressos a partir do sistema de Requerimento Eletrônico) na inscrição de empresas no Estado.
A informação foi oficializada, na tarde de hoje, pelo próprio presidente da Jucesc, André Basso, em reunião no CRC-SC com entidades empresariais e contábeis de Santa Catarina. Também foram definidos os próximos encontros, nos dias 14/08 e 30/10, denominado "Fórum Simplifica SC".
Clique na imagem abaixo para conferir as entrevistas sobre o evento.


Fonte: Fecontesc

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos