6 de agosto de 2015

Fenacon e IFen se reúnem com ITI para discutir o futuro da certificação digital

Na manhã de quarta-feira (05/08), o presidente do Instituto Fenacon (IFen) e Diretor Político Parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon, se reuniu com representantes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão ligado à Casa Civil da Presidência da República, para tratar de temas de interesse mútuo, relativos à certificação digital. Participaram da reunião o Superintendente do Instituto Fenacon, Elias Nicoletti, o Diretor Presidente ITI, Renato Martini, o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho e o assessor da presidência do órgão, Eduardo Lacerda.
A reunião teve como objetivo estreitar laços entre Fenacon, Instituto Fenacon e ITI, a fim de facilitar a articulação de projetos comuns relativos à certificação digital a partir da cooperação mútua, com compartilhamento de informações e articulação política conjunta. Para isso, novos canais de comunicação direta entre as entidades serão criados, para garantir o contínuo diálogo entre as entidades. Pietrobon ressaltou que, uma vez que a certificação digital está em franca expansão, é necessário garantir o mesmo padrão de qualidade independente da quantidade de certificados. “O objetivo da Fenacon e do Instituto é trabalhar pela certificação digital no Brasil. Precisamos nos assegurar que a ampliação dessa certificação não comprometa a credibilidade do serviço prestado”.
Para que isso aconteça, o ITI trabalha em novos protocolos de segurança como o uso de biometria e reconhecimento facial, por exemplo. Posteriormente, esse sistema será integrado a cadastros de outros órgãos governamentais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com essas medidas implementadas, o próximo passo seria ampliar o alcance da certificação digital, como explica Pietrobon. “Esse é o maior instrumento de desburocratização do país. O nosso objetivo é que todas as empresas possam obter a certificação digital sem a limitação de um número mínimo de pessoas empregadas, como acontece hoje”, argumenta.
Como parte das ações que irão garantir maior diálogo entre as entidades, o IFen irá participar como ouvinte na reunião periódica do ITI com as certificadoras, a partir desse mês. Além disso, a entidade também foi convidada a participar das reuniões do Comitê Gestor não deliberativo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP) e nas reuniões promovidas pela Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).
 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos