13 de agosto de 2015

Fazenda cria “Escritório de Projetos e Processos”

Com o objetivo de transformar processos e qualificar a gestão pública, a Secretaria de Estado da Fazenda deu mais um importante passo nesta quarta-feira (12) com a criação do “Escritório de Projetos e Processos”. A proposta é envolver os cerca de 1.200 fazendários no mapeamento das atividades que podem ser melhoradas, o que a médio e longo prazo deve garantir a qualificação da gestão e dos serviços oferecidos aos catarinenses. “A sociedade não tolera mais a ineficiência: é preciso direcionar os recursos financeiros e humanos, focar na produtividade e tirar proveito das tecnologias”, observa o secretário-adjunto Almir Gorges, que coordena o projeto de modernização da administração pública.
O escritório é baseado no Business Process Management (BPM), que tem como finalidade a busca de melhores resultados por meio da transformação de processos, com foco no cliente para o cliente –  neste caso, o cidadão. “O uso do BPM na gestão dos processos é uma oportunidade de a Fazenda alinhar suas operações às estratégias de governo”, explica a contadora Alexandra Furtado da Silva Dias, servidora pública que desde dezembro de 2014 está trabalhando na busca desse modelo mais ágil e eficiente, com gestores profissionalizados para o cumprimento de sua missão institucional.
Entre as oportunidades mapeadas e que devem nortear o trabalho do escritório estão a queda da arrecadação (influenciada pela crise), a pressão da sociedade pela qualidade na prestação de serviços públicos e a transparência na gestão dos gastos públicos. O aumento natural no número de aposentadorias é outro alvo do trabalho, assim como o desperdício causado pela falta de integração de processos. “Com a ajuda de profissionais qualificados, poderemos revisar processos e ter um Estado mais enxuto”, explica Gorges, também idealizador e coordenador do “Estado na Medida”, que usa índices para mensurar os resultados em todas as estruturas do Governo do Estado e é complementar ao Escritório de Projetos.
Próximos passos – O Escritório de Projetos vai contar com pelo menos dois profissionais de cada unidade administrativa da SEF. Entre o final de agosto e o início de setembro, haverá um workshop para capacitar esses profissionais, que serão facilitadores do trabalho. Em outubro, está prevista também a 1ª Jornada de Transformação de Processos da SEF, com a apresentação dos primeiros cases. 
 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos