25 de agosto de 2015

Os avanços da Contabilidade

Comecei a trabalhar na área contábil no ano de 1989 e durante todos esses anos vejo o quanto a tecnologia se tornou peça fundamental no dia a dia do profissional da contabilidade.
Lembro-me que a peça de maior tecnologia na época era uma máquina de escrever eletrônica, que era usada somente pela secretaria da diretoria. Nós da contabilidade usávamos uma máquina de escrever normal, onde efetuávamos os lançamentos contábeis em uma ficha contábil, preenchendo todos os campos: débito, crédito e histórico. No final do dia, preenchíamos um mapa contábil com os totais do dia, e uma via de todas as fichas contábeis eram enviadas para uma empresa de processamento de dados, que gerava os relatórios contábeis. Depois de uma semana recebíamos o relatório razão da semana anterior para fazer a conciliação e caso houvesse algum lançamento incorreto, era feito um lançamento de acerto que apareceria no razão do período seguinte.
O volume de papel era impressionante, milhares de notas fiscais, relatórios, fichas contábeis, e havia um profissional exclusivo para organizar o arquivo.
Hoje quase 30 anos depois, vejo o quanto evoluímos. Atualmente não conseguimos fazer absolutamente nada sem um computador e sem internet. O trabalho ficou muito mais fácil, as informações estão ao nosso alcance num piscar de olhos e o volume de papel diminuiu consideravelmente. O cliente não manda mais documentos em modo físico, tudo está disponibilizado de forma digital nos programas de gestão eletrônica de documentos, como o Holmes e Acesso Digital, que vieram para facilitar o trabalho na contabilidade. Antes o cliente, juntava todos os documentos a serem contabilizados e nos enviava pelo malote. Hoje ele digitaliza os documentos, e acessamos imediatamente, tudo com rapidez e segurança e o melhor, fica tudo armazenado, tornando o trabalho bem mais produtivo, eliminando o documento físico.
Tenho conversado com alguns gestores de empresas contábeis que ainda não aderiram a essa nova tecnologia, e para minha surpresa não demonstram interesse, permanecendo fiéis ao passado.
A tecnologia em um todo está presente para facilitar a vida do profissional, tudo o que é novo, acaba assustando, mas é um caminho sem volta, quem não se adaptar e profissionalizar sua gestão, está fadado a permanecer no ostracismo profissional.
Clovis Igarashi – Especialista em contabilidade aplicado ao terceiro setor
 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos