26 de agosto de 2015

Café Contábil reúne profissionais do setor em Blumenau

Bloco K, Certificação Digital e Associativismo foram os destaques do evento promovido pelo Sescon Blumenau e seus patrocinadores de gestão

Cerca de 60 empresários contábeis e profissionais de Blumenau e região participaram na manhã de terça-feira (25) do Café Contábil, um evento gratuito realizado pelo Sescon Blumenau e seus patrocinadores de gestão, que consiste em oferecer um café da manhã, seguido por um debate com convidados.
Realizado no Hotel Plaza Hering Blumenau, o evento contou com duas palestras. A primeira foi ministrada pelo  presidente em exercício Nelson José Mohr sobre associativismo, benefícios de fazer parte e integrar uma entidade contábil, além de destacar as vantagens do Certificado Digital Sescon Blumenau. A segunda contou com o presidente licenciado Jefferson Pitz sobre Sped Fiscal – Bloco k.
Após a abertura oficial feita por Mohr, os patrocinadores de gestão fizeram uso da palavra. Elinton Marçal apresentou a SCI Sistemas e os diferenciais de seus produtos e serviços, uma marca consolidada e atuante no meio contábil nacional. Em seguida, foi a vez de Ciro Crispim fundador da Center System explicar como a sua empresa pode agilizar e garantir segurança aos procedimentos virtuais que estão sendo implantados pelo fisco.
A diretora de comunicação e marketing do Sescon Blumenau, Solange Rejane Schroder, avaliou o evento como muito proveitoso e importante porque oportunizou interação e conhecimento entre os profissionais do segmento, além de atualizar os participantes sobre os benefícios e vantagens oferecidas pela entidade.
Associativismo e Certificação Digital
Nelson José Mohr abordou sobre a necessidade constante de aperfeiçoar os empresários e profissionais contábeis fazendo com que as empresas  busquem suporte no associativismo tornando-se associadas ao Sescon Blumenau, que representa 76 categorias nos municípios de Blumenau, Timbó, Ascurra, Gaspar, Indaial, Benedito, Novo, Rodeio, Pomerode, Rio dos Cedros, Apiúna e Doutor Pedrinho.
Mohr enfatizou que as empresas contam com diversos benefícios como assistência jurídica; convênios com empresas de  saúde, medicina ocupacional, seguros especializados, graduação e pós-graduação,  linhas de crédito; publicações especializadas; e empresas de consultoria na área tributária, contábil e ambiental.
A entidade é referência na região em cursos de capacitação e atualização. E ainda, anualmente são realizadas ações sociais importantes e gratuitas como a campanha Declare Certo e o Bolo Tributário, além de eventos específicos: o Café Contábil, Enescon, Prêmio Sescon de Qualificação e Semana Fiscal.
Outro diferencial é a Certificação Digital, por meio da Fenacon CD, com suporte técnico personalizado e benefícios especiais, como o Programa de Fidelidade Prime, que acumula pontos para serem  trocados por produtos e serviços da entidade. 
Confira as principais informações e baixe o arquivo de apresentação neste link.
Sped Fiscal – Bloco k

Clique na imagem para conferir a entrevista com Jefferson Pitz sobre Bloco K do Sped Fiscal
Jefferson Pitz
,  empresário contábil e palestrante principal do evento foi quem orientou os participantes sobre principais cuidados com o Bloco K. 
A partir de 1º de janeiro de 2016 inicia a obrigatoriedade da Escrituração Fiscal Digital – EFD do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque – Bloco K  que deverão ser entregues pelos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e para os estabelecimentos atacadistas.
Jefferson enfatiza que os investimentos com recursos tecnológicos em softwares e capital humano serão os fatores essenciais para terem sucesso nesse novo processo e exigência do governo. "O inventário atualmente é exigido apenas uma vez por ano, agora com a exigência do Bloco K, as informações serão fornecidas pelas empresas ao fisco mensalmente. Isso demanda um bom investimento em TI e profissionais capacitados", destaca Pitz.
O palestrante destacou que esta exigência por parte do Fisco, faz com que as empresas e organizações sejam obrigadas a entrega das informações do seu processo produtivo, o que motiva os envolvidos a rever todo o processo industrial, desde a montagem e confecção das fichas técnicas, logística, processos internos e externos (industrialização ou por terceiros), movimentação dos estoques (internos e externos), bem como, a revisão dos processos de descartes e destinados dos insumos não utilizados no processo produtivo.
O Fisco, segundo Pitz, somente está exigindo as informações pertinentes a movimentação dos insumos utilizados no processo produtivo, que reflitam nos estoques. Os demais processos serão alvos de futuras exigências. Não serão informados nos registros do Bloco K os grupos de insumos classificados como “uso e /ou consumo” e “ativo imobilizado”.
O papel do contador agora é o de auxiliar os empresários para estarem preparados nesse processo, já que o Fisco terá acesso à movimentação completa do estoque e fará cruzamento quantitativo dos  dados, conforme ressaltou o palestrante.
"Um dos alertas que podemos fazer sobre o tema é para as empresas que ainda não estão preparadas podem sofrer  autuações fiscais com fundamento em inconsistências nas movimentações fiscais dos contribuintes", orienta.




Fotos: Divulgação Sescon Blumenau

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