5 de outubro de 2015

As dificuldades do mercado em conquistar profissionais contábeis de qualidade

Os principais fatores que têm demandado mudanças nos segmentos de atuação de empresas que operam no Brasil são: alteração excessiva na legislação, tecnologia, meio ambiente e comportamento do consumidor.Esses elementos de mutação necessitam de reciclagem contínua e de conhecimento em todos os aspectos, haja vista que as empresas que desejam se destacar precisam frequentemente, e de maneira prioritária, obter o que há de melhor de seus colaboradores e fornecedores.
O profissional contábil, que está inserido nesse meio, também passa por constantes mudanças em seu comportamento, devido à expectativa dos clientes ao contratarem esse tipo de serviço de consultoria, os quais necessitam de informações precisas, seguras e rápidas para delinear as melhores estratégicas perante seus concorrentes. Sendo assim, as organizações contábeis têm procurado contratar os melhores especialistas para conseguir atender a essa demanda, num mercado cada vez mais exigente.
Não obstante a isso, com a massificação dos serviços oferecidos por diversos escritórios contábeis é natural que o consumidor, até pela diversidade de opções, queira contratar o melhor e, em contrapartida, pagar o preço de mercado. Cabem às empresas de contabilidade encontrarem profissionais qualificados, pagando salários competitivos, além de oferecer um vasto pacote de benefícios e outros incentivos motivacionais.
Neste contexto, as organizações têm encontrado cada vez mais dificuldades em selecionar o colaborador ideal. Existe uma enorme barreira entre o profissional gabaritado, que busca mais conhecimento, tem fluência em idiomas como inglês e espanhol,  possui habilidades tecnológicas e técnicas para lidar com tantas modificações,  daquele que ainda resiste em se reciclar para aprimorar o seu currículo.
Desta forma, ocasiona essa defasagem de profissionais e se conclui que há sim uma gama de pessoas em busca de trabalho e que está disponível para encontrar novas oportunidades, inclusive em razão do aumento do desemprego. Porém, uma enorme fatia desses candidatos ainda está despreparada diante de tantas exigências do mercado e do governo, ainda mais com tantas obrigações impostas pelo fisco. Por isso, está cada vez mais difícil encontrar bons profissionais no ramo de contabilidade.
Com o objetivo de superar esse obstáculo de ausência de especialistas, as empresas têm optado por desenvolver um plano de carreiras, aliado a um programa de treinamento e capacitação contínua, a fim de instruir esse trabalhador e a transformá-lo num profissional hábil e atualizado para atender a forte demanda que o atual cenário vem instituindo.
(*) Dilma Rodrigues, sócia-diretora da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria S/S
 

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos