22 de novembro de 2015

Decisões importantes são tomadas no Fórum Simplifica SC

Sob a coordenação da Federação dos Contabilistas de SC (Fecontesc) e da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc),  foi realizada nesta quinta-feira, dia 19, na sede do CRCSC, mais um Fórum Simplifica SC, que visa agilizar a abertura e fechamento de empresas no Estado.
A reunião foi bastante produtiva, com avanços em várias propostas, com destaque à adoção do contrato padrão pela Junta a partir de 1º de janeiro de 2016. Com a colaboração da OAB/SC, ficou definido que serão oferecidos dois modelos de contrato, um simplificado (que permitirá o registro em até 90 minutos) e o outro detalhado (que exigirá uma análise mais aprofundada dos técnicos da Jucesc. “Os dois formatos serão abertos, ou seja, aceitarão acréscimos visando contemplar as especificidades de cada empresa”, observou o presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda. De acordo com ele, o modelo simplificado atende a cerca de 90% dos pedidos de abertura que ingressam na Junta. “Santa Catarina está de parabéns pois será o primeiro Estado no país a oferecer esse serviço, reduzindo muito o número de processos que ficam em exigência, por problemas no preenchimento”.
O presidente da Fecontesc destacou o trabalho dos Sescons no desenvolvimento dos modelos, ressaltando a participação dos presidentes do Sescon Santa Catarina, Eugênio Vicenzi, e Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera (que participou do grupo representando a Fecontesc).
A Jucesc anunciou que serão entregues 75 novos tablets aos profissionais que fazem vistoria nas empresas, somando com os 40 que o Corpo de Bombeiros já possuí. “Dessa forma, o processo de emissão de alvará ficará mais rápido em um número maior de municípios”, ressaltou André Bazzo, presidente da Jucesc.
A Jucesc anunciou a inauguração da reforma da sede para o dia 10 de dezembro. O gerente Deoclecio Beckhauser avisou que até o dia 17 de dezembro estarão implantados cinco procedimentos de atualização por meio virtual: Distrato, alteração de porte, qualificação dos sócios e administradores (QSA), distribuição de cotas e validação dos dados da QSA. O presidente André Bazzo destacou que em fevereiro do ano que vem será implantado o projeto da Via Única, com todos os processos sendo feitos de maneira digital.
Também estavam presentes à reunião o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, a coordenadora regional do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, os gerentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Anderson Cordeiro e Luciano Michelan, bem como os diretores do Sescon Blumenau, Maurício Tobias e Rubens Sachtleben, o vogal da Jucesc Luciano Kowalski, o capitão do Corpo de Bombeiros Mauro Almir Marzarotto Junior e o diretor da Fecontesc Renato Calda.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 22 de janeiro.
Fecontesc / CRCSC

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos