10 de dezembro de 2015

Cartórios emitem CPF nas certidões de nascimento

Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná e de Santa Catarina, em conjunto com a Receita Federal, disponibilizaram, no dia 7 de dezembro, o serviço de emissão de CPF para recém-nascidos.
No Paraná, o projeto avançará gradualmente e abrangerá todos os 537 Cartórios de Registro Civil do Estado que atualmente realizam em média 16 mil nascimentos por mês. Em Santa Catarina, vários cartórios também já aderiram à nova sistemática.
Além da comodidade, o serviço de emissão do CPF na certidão é gratuito e atende a uma demanda da população que necessita deste cadastro para que seus filhos obtenham benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público, bem como, o acesso a medicamentos, a inclusão em planos de saúde e abertura de contas bancárias.
O procedimento para que o CPF seja informado na certidão é rápido e simples. Para os pais, nada mudou em relação ao tradicional registro de nascimento. Basta procurar um cartório, informar os dados da criança, aguardar o registro e receber a certidão. O que muda é o procedimento do cartório, que antes de emitir a certidão encaminha as informações para a Receita Federal e recebe de volta o número do CPF do bebê recém-nascido.
Em muitos casos a facilidade é ainda maior já que muitos bebês são registrados ainda na maternidade. Os pais recebem a certidão no quarto do hospital.
Outra novidade da certidão com o CPF é que, a partir de agora, os cartórios não informam mais para a Receita Federal apenas o nome da mãe, mas a filiação, garantindo os direitos dos casais homoafetivos.
A expansão dos serviços relacionados ao CPF atende ao Decreto n 6.289/07, que incluiu o Cadastro de Pessoas Físicas na lista de documentos civis básicos, assim como o Registro Geral (RG) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
O superintendente-adjunto, Jackson Aluir Corbari, esteve presente na cerimônia de lançamento do serviço, na capital paranaense, representando a Receita Federal.
Veja no link como acessar o gerenciador com dados acerca dos cartórios que já estão emitindo a Certidão de Nascimento com CPF, bem como as respectivas quantidades.

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos