5 de janeiro de 2016

Entenda o sistema tributário brasileiro

Especialista explica o porquê das mudanças desse segmento
Sistema tributário brasileiro – atualizações e complexidades – como entender, o que fazer para simplificar? Especialista explica o porquê das mudanças desse segmento, nesta entrevista ao programa Revista Brasil. O advogado especializado em Direito Tributário, João Vítor Guedes, começa dizendo que o direito tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo e uma das razões são as atualização e mudanças que ocorrem diariamente, além da complexidade em termos de números de tributos que acabam deixando advogados, contadores e todos que trabalham nesta área de "cabelo em pé", tentando descobrir o que vai acontecer no dia seguinte.
João Vítor Guedes analisa que o Brasil está longe de ter o sistema tributário simplificado, apesar das grandes discussões sobre a reforma, porque há diversos entes federados e o Disitrito Federal com interesses diferentes. Ele dá o exemplo do ICMS, que é um dos impostos mais complexos, além do governo federal querer tomar uma parcela deste imposto que é notadamente estadual e distrital. Sobre arrecadação, o advogado diz que o Brasil arrecada 33 a 35% do PIB, muito alta, comparada até a países desenvolvidos, mas ela não é plenamente revertida em serviços públicos.
Ele avalia que, para que haja alguma mudança, é necessário colocar todos na mesma mesa: prefeitos, governadores e a presidência da República, porque como está o sistema político, estamos há anos luz de atingir o sistema tributário ideal. Confira as análises do especialista em Direito Tributário nesta entrevista ao Revista Brasil, com Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.
Confira o áudio!
Fonte: EBC

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos