14 de janeiro de 2016

Avanços na contabilidade implicam modernização

Os avanços verificados pela contabilidade brasileira vêm exigindo maior capacitação dos profissionais do setor. A partir deste mês auditores e profissionais responsáveis por demonstrações contábeis de empresas sujeitas à contratação de auditoria independente ou consideradas de grande porte (lei federal 11.698/2007) deverão cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).
“No fim deste ano os profissionais poderão contar com um ambiente virtual para conhecer as ofertas de cursos, capacitação e informações sobre prazo e pontuação. Também será feito neste ambiente a comprovação do cumprimento do programa, trâmites administrativos e as instituições poderão solicitar o cadastramento como capacitadoras”, explica o vice-presidente de desenvolvimento operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Júnior.
No mundo dos negócios, a informação com precisão deve ser dinâmica e o profissional da contabilidade tem essa consciência. “Por competência, ele é requisitado nas tomadas de decisões, desde o planejamento até a conquista de resultados das organizações. Daí a modernização da profissão se faz necessária”, analisa o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Gildo Freire de Araújo. “Hoje o profissional contábil se vê obrigado a adotar uma nova postura, e isso se reflete também no campo acadêmico, uma vez que ele precisa acompanhar a evolução da profissão”, complementa o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Jair Gomes de Araújo.
Ainda de acordo com Prado Júnior, o CFC vem trabalhando na modernização dos sistemas de suas atividades-fim. Registro, fiscalização e educação profissional continuada passarão a contar com um sistema integrado entre CFC e todos os CRCs. “Hoje, existe, sim, integração de informações, mas não em tempo real. O sistema utilizado pelos estados é o mesmo do Conselho Federal, o que demonstra essa integração. O que estamos verificando nesse novo projeto é o aprimoramento do processo. O CFC está desenvolvendo um sistema que dará suporte mais efetivo e de total interação on-line com todos os conselhos regionais, usando uma linguagem única”, esclarece o recém- empossado presidente do CRCSP para um mandato de dois anos.
DCI

Comentários

Deixe um comentário

Icon mail

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se e receba nossos informativos