14 de janeiro de 2016

Crise trouxe alta em número de processos trabalhistas

O ano de 2015 terminou com um aumento superior a 100% nos processos trabalhistas. Os números foram estimados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 2ª Região, que abrange a Grande São Paulo. Professores da IBE-FGV de Campinas e especialistas comentam o assunto e fazem recomendações.
De acordo com os dados, em 2013 o órgão protocolou 201.193 processos. Em 2015, o número subiu para 204.908 e somente no primeiro semestre de 2015 cerca de 222.085 novos processos foram registrados no TRT da 2ª Região. Segundo os técnicos, a crise foi o principal motivo, mas outros fatores contribuíram para o aumento de casos. Para a engenheira de segurança do trabalho e assistente técnica em processos trabalhistas e previdenciários, Marcia Ramazzini, de Campinas, “os problemas econômicos abalaram os empresários. Empresas foram obrigadas a fechar as portas ou demitir muitos funcionários e não estavam preparadas”.
De acordo com a especialista, a legislação, por ser ainda antiga, contribui ainda mais para o aumento nos processos trabalhistas. “O Brasil virou o país do vale-tudo”, diz. “Ao acompanhar audiências, percebo que em 90% dos casos o reclamante nem ao menos sabe por que está ali. Outras vezes, ele começa a discorrer sobre as atividades diárias que realizava, mas se realmente as realizasse, o dia precisaria ter 96 horas”, conta Marcia. Para a engenheira, muitos funcionários mantêm comportamento errado dentro da empresa para gerar problemas ocupacionais e assim obter processos futuros. “Em visita técnica, é fácil perceber que alguns não desempenham corretamente a sua função, ou mantêm uma postura adequada no ambiente. Não percebem que não há indenização que pague a perda de um membro, doença ou impossibilidade de retorno ao trabalho”, revolta-se Márcia.
Para o especialista em RH, gestão de pessoas, coaching executivo e professor do IBE-FGV, Vagner Sandoval, em tempos de crise é necessário colocar todos funcionários em sintonia e informá-los sobre as turbulências do País e da empresa. “Mostrar como a participação de cada colaborador/área contribui para o resultado final, divulgar as ações que estão sendo implementadas para vencer o momento de crise e, principalmente, ouvir sugestões de todos.”
DCI

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