26 de janeiro de 2016

Comunicado da Sintex

O Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário lamenta a retração das indústrias do segmento, localizadas em sua base territorial, com evidências como o fechamento de duas unidades fabris na região recentemente.
Ciente de que todo o setor produtivo vem se esforçando para manter suas atividades e a sobrevivência no mercado, cada vez mais acirrado; e com o Custo Brasil extremamente alto, por conta da alta carga tributária, instabilidade financeira e encargos trabalhistas diversos; a entidade se solidariza com as indústrias que tiveram que fechar suas portas e com os trabalhadores que perderam seus empregos. São tempos difíceis, mas que devem encontrar um novo equilíbrio em longo prazo, com uma gestão voltada para inovação e criatividade.
Infelizmente, a conjuntura econômica e política apresenta cenários negativos desde meados de 2014 e continua sombria para os próximos dois anos. O mercado de trabalho brasileiro fechou 1.542.371 vagas no ano passado, o pior resultado desde 1992.
A taxa de demissões no setor têxtil foi a maior de todas entre o 4º trimestre de 2014 e o 3º trimestre do ano passado. O segmento teve 16,3% da força de trabalho cortada no período, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados no dia 15 de janeiro e baseados nos números da Pnad Contínua (IBGE).
As demissões superaram as contratações, consequência da retração na atividade econômica, concorrência com outros países, a variação do dólar, a alta carga tributária e o aumento da cobrança de energia, entre outros fatores.
Para somar forças, unir competências e buscar representatividade, o Sintex fomenta ações estratégicas e a criação de comissões técnicas que se esforçam para encontrar soluções para cada um dos desafios do setor, traduzindo a verdadeira vocação do associativismo, que é a de unir forças para multiplicar resultados. Deve ficar sempre a certeza de que, em algum momento, que seja o mais breve possível, olharemos o amanhã com menos preocupação e mais otimismo.
Ulrich Kuhn – Presidente do Sintex